Close Menu

    Receba Notícias

    Receba as últimas notícias atualizadas do Portal Papo Carajás

    Estão em alta

    Na VS-10, homem é preso com grande diversidade de drogas

    19/10/2025

    Limpeza urbana tira Parauapebas da zona de descaso

    19/10/2025

    Presidente da Câmara propõe isenção de ITBI para beneficiários de programas habitacionais e criação de programa “Colheita Solidária”

    17/10/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Instagram WhatsApp YouTube
    • Notícias
    • Região
    • Política
    • Educação
    • Esporte
    • Policial
    Portal Papo CarajásPortal Papo Carajás
    Home»Região»Curionópolis: Integração entre Secretarias fortalece a inclusão
    Região

    Curionópolis: Integração entre Secretarias fortalece a inclusão

    23/04/2024Sem comentários3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas para inclusão de pessoas com deficiência a Prefeitura de Curionópolis mantém serviços especializados e ações que promovem a acessibilidade às diversas deficiências, seja física, auditiva, visual ou intelectual. A finalidade é proporcionar conforto e assistência humanizada em processos inclusão dos usuários dentro de suas necessidades.

    Os serviços que são ofertados no município, foram apresentados no encontro “Cuidar é Incluir”, que aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 19, e reuniu pais, familiares e os PCD que são atendidos pela rede pública, especialmente nos eixos da assistência social, saúde e educação. Durante o evento os profissionais que atuam diretamente no processo da inclusão foram apresentados a toda comunidade.

    O município conta com equipes multidisciplinares nas secretarias, um exemplo é Assistência Social, onde são ofertados diversos serviços desde a proteção social básica, até a alta complexidade, tudo com objetivo de garantir que toda comunidade possa ser assistida por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e programas como Cadastro Único, Crianças Feliz dentre outros que amparam as famílias nas mais diversas vulnerabilidades.

    Já na saúde, médicos especialistas nas áreas de psiquiatria, neurologia e pediatria, dentre outros atendem diariamente a comunidade PCD, além de outros profissionais de grande importância na área da saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assegurando que todos possam ter o cuidado necessário e especifico de saúde, além de garantir o acesso aos direitos previstos em lei, e que dependem dos laudos médicos para serem acessados.

    Na educação, foram apresentados os profissionais que atuam diariamente nas escolas, tanto nas salas regulares, quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde são trabalhadas as especificidades de cada aluno, buscando fortalecer o desenvolvimento intelectual mediante plano de aula inclusivo e com materiais didáticos adaptados para cada necessidade.

    O resultado do esforço coletivo é expressado no desenvolvimento pessoal de cada assistido pelos serviços e programas oferecidos no município, como comemora Rosimeire da Silva, dona de casa, mãe de uma criança com TEA e TDH, chegou a receber o diagnóstico que sua filha não iria desenvolver a fala, mas não foi o que aconteceu: “Graças a equipe médica que tem disponível, os vários profissionais que acompanham minha filha, depois de três anos de muito cuidado hoje ela fala, interage, e pra mim é um orgulho muito grande, tenho muita gratidão a todos que cuidam tão bem dela”, comemorou a mãe.

    O exemplo de Rosimeire é compartilhado, Jane Kelly Guimaraes, mãe de um adolescente com Síndrome de Down viu na escola o caminho para o desenvolvimento do filho: “Entendi que a escola precisava fazer parte da vida dele, ele poderia devolver não só por meio do ensino em sala de aula, mas também com a socialização, convívio com outros alunos, e deu muito certo, hoje ele é um adolescente autônomo, dedicado e que tem adquirido muito conhecimento tanto nas aula regulares, quanto nas aulas do AEE”, contou Kelly Guimarães.

    Além das secretarias, departamentos e outros serviços estão disponíveis para a comunidade PCD, como é o caso da Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde são ofertados o acesso aos documentos como RG, CTPS, e outros que são de grande utilidade para a comunidade. Tudo feito com um olhar atento, cuidadoso e inclusivo.

    Curionópolis inclusão social integração secretarias
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleParauapebas: Merendeiras da rede municipal de ensino passam por qualificação profissional
    Next Article Governo do Pará apresenta potencialidades e sustentabilidade para empresários paulistas

    Postagens relacionadas

    Região

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025
    Região

    Governo lança plataforma turística Visit Pará

    07/10/2025
    Policial

    “Júnior Potaça” é assassinado em Curionópolis

    25/09/2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimos posts

    Cop 30: Equipe da ONU chega a Belém definitivamente

    09/10/2025

    Governo lança plataforma turística Visit Pará

    07/10/2025

    “Júnior Potaça” é assassinado em Curionópolis

    25/09/2025

    Motorista atropela e mata duas pessoas em Parauapebas

    21/09/2025
    Populares

    Na VS-10, homem é preso com grande diversidade de drogas

    19/10/2025

    Limpeza urbana tira Parauapebas da zona de descaso

    19/10/2025

    Presidente da Câmara propõe isenção de ITBI para beneficiários de programas habitacionais e criação de programa “Colheita Solidária”

    17/10/2025
    Papo Carajás
    • Sobre Papo Carajás
    • Expediente
    • Publicidade
    • Fale Conosco

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.