Estudantes de universidades e de escolas técnicas profissionalizantes do Pará e do Maranhão estão participando de uma verdadeira jornada rumo à inovação. A iniciativa partiu da Vale e tem como objetivo despertar e ampliar o conhecimento dos jovens, futuros profissionais no mercado e dos empregados que atuam na atividade de mineração da empresa, sobre o contexto da cultura de inovação, transformação digital e o desenvolvimento de novos métodos e soluções de problemas de forma ágil.

Cerca de 100 estudantes estão participando do evento que acontece nas operações da Vale em Parauapebas e Canaã dos Carajás. O evento contou com a presença também do secretário de Educação do município, Luiz Vieira. Durante três dias, eles interagem em painéis, oficinas e experiências como os dois hackathons (pronuncia rákatons), que ocorrem simultâneos em Carajás e Canaã – uma maratona para desenvolvimento de soluções, realizada em parceria com o Digital Lab da Vale.

Para a estudante do curso técnico de automação industrial do Instituto Federal do Pará (IFPA), Daiane Ramos, 31 anos, a jornada representou um crescimento na sua formação. “Foi uma semente de conhecimento para um grande início, que está sendo de extrema importância para meu futuro. Vai contribuir muito”, diz ela.

Nos hackathons, universitários e empregados receberam desafios para propor melhorias dentro do tema Saúde e Segurança. Nesta quinta, à tarde, durante o encerramento da jornada de inovação, os grupos apresentam suas propostas e protótipos.

Comentários