Tragédia do World Trade Center completa 18 anos; acusados serão julgados em 2021

Onde você estava e o que estava fazendo na manhã do dia 11 de setembro de 2001? A tragédia do World Trade Center completa 18 anos nesta quarta-feira.

Quase três mil pessoas, incluindo 19 sequestradores, morreram quando aviões sequestrados pelo grupo terrorista Al Qaeda, comandado por Osama bin Laden, bateram nas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Outras duas aeronaves caíram em solo-norte-americano, na Pensilvânia e em Washington.

Passageiros, tripulantes e terroristas a bordo dos aviões morreram. Bombeiros, policiais, paramédicos, funcionários do Pentágono e centenas de pessoas que trabalhavam no World Trade Center e nos arredores também foram vitimados, assim como outros que morreram nos anos seguintes por doenças relacionadas a fumaça tóxica.

Líder terrorista

Osama bin Laden reivindicou os atentados em uma gravação divulgada pelo canal de televisão via satélite Al Jazeera.

“Ao falarmos das conquistas em Washington e Nova York, falamos sobre homens que mudaram o curso da história e limparam dos registros do país a sujeira de governantes traiçoeiros e de seus seguidores”, teria dito ele.

O líder da Al Qaeda morreu durante o governo de Barack Obama, no dia 1º de maio de 2011, em Abbottabad, no Paquistão. A execução aconteceu durante uma operação especial da Marinha americana.

Julgamento

De acordo com o jornal The New York Times, o julgamento dos outros cinco homens acusados de planejar os ataques, incluindo o cérebro do atentado, Khaled Sheikh Mohammed, está marcado para janeiro de 2021, na base militar americana em Guantánamo.

O juiz responsável pelo caso, coronel Shane Cohen, estabeleceu a data de 11 de janeiro de 2021 para o início da seleção do júri militar encarregado de julgar os cinco homens que podem ser condenados à pena de morte.

Com informações do portal O Povo

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password