De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta terça-feira, 17, o Flamengo domina a maioria das variáveis analisadas e possui a maior torcida do Brasil, seguido de Corinthians e São Paulo.

Além da boa fase dentro de campo – líder do Brasileirão e semifinalista da Copa Libertadores – o Mengão chama atenção pelo grande número de torcedores espalhados pelo país, e é o favorito de 20% dos brasileiros, ou seja, uma a cada cinco pessoas. O segundo colocado no ranking é o Corinthians, com 14%, e em terceiro vem o São Paulo, com 8%. Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos.

Mesmo com a margem de erro, de dois pontos percentuais, não é o suficiente para tirar o clube carioca do topo da tabela. Com a margem, o Corinthians chegaria a 16%, e o Flamengo cairia até 18%. É a primeira vez desde 2012 que esta margem não é suficiente para gerar um empate técnico entre os dois clubes.

Em comparação com a pesquisa feita pelo Datafolha em janeiro do ano passado, a torcida do Flamengo cresceu de 18% para 20%, enquanto que a do Corinthians já havia alcançado os 14%.

A pesquisa mostra ainda que 22% dos brasileiros não têm um clube preferido.

As maiores torcidas do Brasil

Fonte: Datafolha

Flamengo – 20%

Corinthians – 14%

São Paulo – 8%

Palmeiras – 6%

Vasco – 4%

Cruzeiro – 4%

Grêmio – 4%

Internacional – 3%

Santos – 3%

Atlético MG – 2%

Seleção Brasileira – 2%

Botafogo – 1%

Bahia – 1%

Fluminense – 1%

Sport – 1%

Santa Cruz – 1%

Fortaleza – 1%

Vitória – 1%

Ceará – 1%

Outro – 3%

Nenhum – 22%

Comments

comments