Serra Pelada recebe I Feira da Agricultura Familiar

Hortaliças, frutas, legumes, sucos, mel, frangos, mudas de plantas e até peças artesanais de decoração fizeram parte das exposições na I Feira da Agricultura Familiar de Serra Pelada, realizada no domingo (3). Apresentações musicais, de Karatê e do Grupo de Teatro Jovens Sonhadores também integraram a programação.

O evento contou com a participação significativa da população e a presença de autoridades políticas, de representantes de associações de produtores locais, da Emater e da Vale, do gerente regional do Sebrae e de funcionários do Atacadão Macre, que foram conferir de perto da produção da localidade.

De acordo com os organizadores do evento, que teve total apoio da Prefeitura de Curionópolis, o objetivo foi apresentar um pouco do potencial de produção rural que Serra Pelada tem e conquistar parceiros para a ampliação da produção e respectiva comercialização.
Durante o evento o prefeito, Adonei Aguiar, destacou os investimentos que estão por vir para a localidade, “temos um carinho especial por Serra Pelada, por isso fomos em busca de investimentos para melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui. Para ajudar pequenos produtores a comercializar seus produtos com mais qualidade vamos construir um mercado municipal aqui, com 30 boxes, uma obra orçada em R$ 800 mil, e que conta com o apoio do deputado federal, Hélio Leite. Também foi garantido pelos deputados estaduais, Márcio Miranda e Heliel Faustino, cinco quilômetros de asfalto para Serra Pelada. Além disso, já vamos iniciar o processo licitatório para construção da nova Santa Casa de Misericórdia, que tem sobrevivido há 30 anos em uma estrutura precária, de madeira”.

Adriana Gomes, titular da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), destacou que secretaria já conta com uma equipe técnica estruturada para atender as demandas da comunidade rural e que um cadastramento de todos os produtores está em andamento, “tivemos muitos problemas no início, pois praticamente não existia essa secretaria de fato, o governo atual que tem arregaçado as mangas e começado do zero os trabalhos de apoio ao homem do campo”, destacou a secretária.

Já o secretário municipal de Meio-Ambiente, Adalto Santos, relembrou a criação do viveiro municipal, que conta com mais de 150 mil mudas de diversos tipos de plantas frutíferas, que são doadas, sem custo algum, ao pequeno produtor.
“Eu fui garimpeiro, como a maioria aqui. Hoje, trabalho com criação de frango e vi minha renda dobrar recentemente, principalmente depois que o prefeito nos ajudou, por que agora tem um carro que leva a nossa produção para vendermos na feira de Curionópolis. Que bom que o prefeito não faz acepção de pessoas, eu não votei nele, mas mesmo assim sou beneficiado com o transporte para a feira”, destacou o produtor Antônio Rodrigues.

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password