Representantes da organização da tradicional festa de São Sebastião, padroeiro de Parauapebas, informaram recentemente a imprensa que algumas atividades estão suspensas mediante a pandemia do Covid-19. Não haverão: procissão; a tradicional corrida e caminhada – seria a 17ª; quermesses e visitas do padroeiro a locais públicos.

Segundo informações, foi feito um alinhamento com a vigilância sanitária da Saúde em Parauapebas. Apesar dos cuidados, a Igreja observa que nesse momento é necessário resguardar a saúde dos populares, principalmente quando se trata de uma festa tão importante como a de São Sebastião. “Desde o ano passado que programamos a festa, tiramos alguns eventos e mantemos outros. Um plano de contingenciamento foi encaminhado para apreciação da vigilância sanitária do nosso município, pois queríamos seguir todos os protocolos e recomendações. Contudo, no início desse ano o número de casos de coronavírus aumentou. Sendo assim, última forma”, informou um dos representantes da comissão organizadora do evento.

As missas e novenas, no horário das 19h30 na Igreja Matriz de São Sebastião, serão realizadas normalmente. No dia 20, uma grande carreata será realizada anunciando o feriado do padroeiro da Capital do Minério.

Ainda há de se analisar uma possível realização da 17º Corrida de São Sebastião futuramente, mas para isso, é necessário a chegada da vacina contra o Covid-19.

Comentários