Próximo aos 109 anos, pai Bita de Barão tem morte anunciada

 

 

Morreu no começo da noite de quarta-feira (17), o Mestre Bita de Barão, aos 108 anos.Pai Bita, como era chamado em Codo, estava internado em hospital particular de Teresina.

Mestre Bita foi levado numa UTI Móvel para Codó (MA), segundo os médicos, a pedido da família e dos amigos.

O pai de santo mais requisitado do Maranhão e um dos mais conhecidos do Brasil estava internado há dez dias e o quadro de saúde dele se agravou hoje.

 

 

O presidente do Movimento dos Terreiros do Piauí e vice-coordenador do Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afro-brasileira, pai Rondinele Santos, informou que os médicos avisaram para família que o quadro era irreversível.

O que é morte cerebral:

A morte cerebral, também chamada de morte encefálica, ocorre quando não há mais nenhum tipo de atividade cerebral, seja elétrica (dos micro-impulsos entre os neurônios), circulatória ou metabólica (referente a utilização de oxigênio, glicose e outros nutrientes pelas células cerebrais). No entanto, é preciso que este fim das atividades seja irreversível.

No ponto de vista legal, esta é a principal definição de morte, pois classifica o fim da vida mesmo que o coração ou pulmões consigam ser mantidos funcionando por aparelhos ou medicamentos.

ATUALIZADO ÀS 13H22 / INFORMAÇÕES MEIO NORTE

A filha de Bita do Barão, Janaína Nonato de Sousa, confirmou a morte do pai de santo Bita do Barão, no Hospital São Paulo, em Teresina. Segundo a  mensagem, a família está preparando o corpo para ser velado e sepultado em Codó, no Maranhão.

“Papai Infelizmente veio a falecer aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório”, disse Janaina Nonata de Souza, filha do pai de santo.

 

 

O pai de santo estava internado há cerca de 4 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo de Bita do Barão será levado, ainda nesta quinta, para a cidade de Codó. O velório vai acontecer na residência do pai de santo na rua rui Barbosa, no Centro da cidade de Codó-MA.

O pai de santo:

Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, era o babalorixá mais conhecido do Brasil e iria completar 109 anos em 2019. Bita morava na cidade de Codó, no Palácio de Iansã, onde recebia diversas pessoas, muitas delas influentes, como políticos e famosos.

No palácio, Bita do Barão realizava rituais de incorporação, consultas, entre outras atividades ligadas à Umbanda. Médium desde a juventude, Wilson Nonato recebeu o apelido de Bita, porque era agitado como um bode e, na linguagem do interior do Maranhão, bita significa bode. Já o barão, é uma referência ao Barão de Guaré, a entidade que o pai de santo recebia.

Em 1954, Bita do Barão fundou sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, que recebeu personalidades, entre políticos e artistas.

Seu poder aquisitivo também cresceu e na cidade de Codó e ele mantém projetos sociais, além de festas religiosas que atraem pessoas do mundo todo.

 

 

 

Fonte: Portal Fala Piauí

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password