Prefeitura entrega Centro de Desenvolvimento Cultural do Ipiranga

Com a apresentação da banda base da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, em um evento que reuniu autoridades e moradores, a Prefeitura de Parauapebas entregou esta semana o Centro de Desenvolvimento Cultural Ipiranga – CDCI. O local atenderá as comunidades dos bairros Tropical, Jardim América e Ipiranga.

Em funcionamento desde a última segunda-feira, 9, com oficinas de música, violão, poesia e literatura, o centro cultural é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que visa à difusão da arte e cultura por toda a cidade.

“Esse é um projeto piloto. A ideia é implantar centros culturais em diversas áreas da cidade e aproximar o governo da população. Com esse centro cultural do Ipiranga, estamos cumprindo um compromisso que o governo municipal fez em assembleia com a comunidade”, explica o secretário de Cultura, Popó Costa.

Vanessa Pimenta, 11 anos, está entre os 25 alunos que irão participar das oficinas de Poesia e Literatura. “Estou muito feliz de ter conseguido essa vaga. Sempre quis aprender mais e isso vai me ajudar. Esse centro é bom pra mim e para todos do bairro”, afirma a estudante.

Quem também está feliz com a oportunidade de aprendizagem é Ánica Maria Santos, 10 anos, que pelo visto nasceu com a arte nas veias. “Minha família canta, dança, toca algum instrumento e eu sempre quis estudar violão, e agora vou fazer o que gosto e ainda de graça. Agradeço à prefeitura”, diz a garota.

A coordenadora do Centro Cultural Ipiranga, Maria Gil Duarte, informa que neste primeiro momento o local vai oferecer formação continuada de música e oficina de poesia e literatura, mas a ideia do projeto é ampliar os serviços.

“Nosso objetivo é que, no segundo semestre, mais atividades como artes plásticas e teatro, por exemplo, sejam implementadas, inclusive fechando parcerias. Já estamos mapeando artistas locais, pessoas que trabalham com artesanato para que o espaço seja para compartilhar. Já fizemos parceria com Semas com o Cras Volante e com a associação do bairro”, destaca Gil Duarte.

O centro cultural está localizado na rua G8, quadra 133, lote 14, bairro Ipiranga. Funciona de segunda à sexta-feira.

 

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password