Em resposta à nota publicada pela Associação de Médicos de Carajás (AMC), a Prefeitura de Parauapebas tem o seguinte posicionamento:

  1. A colaboração da AMC, assim como dos profissionais vinculados à entidade, é de fundamental importância para a saúde do município, especialmente no período em que vivemos. Diante do exposto na nota, a prefeitura reconhece que precisa avançar em alguns pontos, mas reforça que tem realizado diversas ações no enfrentamento ao novo coronavírus e que foi um dos primeiros municípios do Pará a adotar medidas como: fechamento do comércio, implantação de barreiras sanitárias, capacitações dos profissionais de saúde com infectologista, ampla campanha de publicidade alertando a população para a necessidade do isolamento social, com obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas da cidade.
  2. Em relação às questões específicas da área de saúde, foram disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes com Covid-19, conforme apontado na nota. E iniciamos, desde o dia 21 deste mês, os testes rápidos em profissionais da saúde.
  3. A inauguração da ala exclusiva para atendimento aos pacientes de Covid-19 no antigo Hospital Municipal de Parauapebas depende da chegada dos equipamentos, que já foram adquiridos. A aquisição desses equipamentos atende a recomendações de equipe técnica e não política.
  4. Tanto a nova ala do HMP quanto o Hospital de Campanha seguirão as recomendações da Vigilância Sanitária.
  5. Estamos acelerando as obras do Hospital de Campanha, que deverá ser entregue agora em maio.
  6. Quanto à localização do vestuário dos profissionais de saúde, para paramentação de EPIs, na ala que está atendendo provisoriamente os pacientes com suspeitas de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará a mudança para local em que não propicie contaminação dos profissionais.
  7. Para evitar sobrecarga de atendimento na UPA e Pronto Socorro, a Semsa estruturou e disponibilizou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para fazer atendimento prévio nos casos menos graves. A sugestão dada pela AMC de disponibilizar profissional na entrada das unidades de saúde com álcool e máscaras para entregar aos pacientes é bem-vinda e será adotada, assim como a disponibilização de pias com água e sabão na entrada das unidades.
  8. A prefeitura agradece a colaboração da AMC com os apontamentos e reforça o seu compromisso com o cuidado da população e, principalmente, dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom
Prefeitura de Parauapebas

Clique aqui e leia a nota da AMC

Comentários