A abertura aconteceu no sábado, 01, às 14h30. O torneio foi uma realização da ADVP (Associação de Deficientes Visuais de Parauapebas) em parceria com o Clube de Xadrez Parauapebas, foi realizado no espaço Rica Eventos e contou com representantes de quatro municípios, Parauapebas, Mosqueiro, Belém e Ananindeua. Segundo o diretor do torneio, Rodrigo Leal, através do xadrez o deficiente visual participa de um esporte inclusivo. Para ele, o objetivo é conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes e aproximá-los deste meio enxadrístico. “O xadrez é para todos”, completou Rodrigo.

Uma ótima atitude para incluir deficientes visuais num jogo tão estratégico

O xadrez para deficientes visuais possui algumas regras especiais, as peças pretas possuem uma saliência que as diferenciam das brancas, “dessa forma, o competidor consegue tatear todas as etapas do jogo e ‘visualizar’ o tabuleiro”, comentou Rodrigo. Outra diferença é que o jogo é falado. O enxadrista deve dizer sua jogada para o adversário e reproduzi-la no seu tabuleiro. Outro detalhe é o tabuleiro com buraquinhos e as peças que têm pinos em baixo são conectadas aos buracos e assim, não saiam do lugar com o toque dos participante. Outro detalhe é que as casas escuras do tabuleiro são elevadas.

Dentre os competidores, Evandro Santana, morador de Parauapebas e campeão do torneio. Quando perdeu a visão, o xadrez foi um dos esportes que ajudou no processo de adaptação. “Jogo xadrez há algum tempo, quando perdi a visão pratiquei vários esportes, foi quando comecei a jogar xadrez pelo Clube de Xadrez Parauapebas e isso me ajudou. Nesta etapa sou jogador de Parauapebas e já participei do Campeonato Paraense absoluto no meio dos videntes! Nos próximos anos a ideia é fortalecer o xadrez aqui, me preparar para o Regional Norte Nordeste de xadrez para cegos, que acontecerá aqui em Parauapebas no mês de maio e disputar torneios fora”, completou.

Além da participação no campeonato, para descontrair, os competidores desfrutarão de uma confraternização do conselho da pessoa com deficiência em alusão ao dia internacional de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. As finais ocorrem no mesmo dia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas através das secretarias SEMAS e SEMEL, bem como o CMDPDP (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas) e organização do Clube de Xadrez Parauapebas.

Comentários