Ainda na noite desta terça-feira (14), o prefeito de Parauapebas Darci Lermen, divulgou o decreto nº 489 que prevê medidas mais severas na luta contra o coronavírus, que em Parauapebas, já está na fase da contaminação comunitária. O gestor gravou um vídeo falando das principais decisões.

Uma delas, é que até o dia 16 deste mês, os parauapebenses que precisarem ir às Ruas da Capital do Minério, terão que usar máscaras para evitar a contaminação e proliferação do coronavírus. A norma também vale para quem for acessar bancos, supermercados, atacadistas e casas lotéricas. Para isso, o prefeito anunciou que haverá uma parceria entre costureiras e costureiros da cidade, que farão a confecção de máscaras em parceria com a Prefeitura. Os interessados em participar da ação, devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento (Seden).

Barreiras sanitárias

A novidade é que desta feita, barreiras sanitárias serão instaladas em portarias de acesso aos projetos de mineração de responsabilidade da Vale, onde também atuam empresas terceirizadas. Os funcionários vão passar por aferição de temperatura e casos suspeitos serão encaminhados para triagem.

O que vai funcionar em Parauapebas. E o que não deve funcionar

Apenas serviços essenciais vão funcionar na cidade, como: feiras livres, açougues, panificadoras, supermercados, agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos, clínicas de atendimento na área da saúde, laboratórios, farmácias, consultórios veterinários, postos de combustíveis, atacadistas, distribuidoras, indústrias, concessionárias, serviços de transporte de passageiros e prestação de serviços essenciais.

Para isso, o decreto prevê muitas medidas de segurança. Funcionários usando máscaras e marcação horizontal para os clientes – prevalecendo dois metros de distância. A organização de filas em casas lotéricas, supermercados, bancos e em outros locais, deve ocorrer dentro e fora do estabelecimento ou repartição.

Shopping center, galerias de lojas e comércio em geral não devem abrir.

O decreto ainda faz uma ressalva. Quem não obedecer estará sujeitos a ação das Polícias Militar e Civil, além de aplicação de multa.

Leia o decreto, clicando aqui

Assista o vídeo do prefeito

Comentários