A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas se mostra preocupada com o alto número de pessoas que não retornaram aos postos de vacinação para completar a imunização contra a Covid-19. De acordo com dados atualizados da pasta, exatas 73.508 (setenta e três mil e quinhentas e oito pessoas) não retornaram para aplicar a segunda dose.

Ao todo, faltam serem aplicadas, da segunda dose, 9.265 doses da Coronavac; 14.257 doses da Astrazeneca e 50.076 da Pfizer. O ciclo de idade mais atrasado para a segunda dose em Parauapebas foi dos jovens de 20 a 29 anos, com apenas 24,24% do esquema de vacinação. Ao todo, 41.305 jovens tomaram a primeira dose, mas dentro de um prazo de três meses para estarem aptos para a segunda dose, apenas 10.078 retornaram.

De acordo a diretora da Vigilância Sanitária (Visa), Michele Ferreira, além da preocupação da Semsa do não retorno da população para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, existe um problema maior. “A nossa preocupação maior é com a Pfizer, que chega no País congelada. Quando ela sai de São Paulo para Brasília, Brasília para Belém e por fim, Parauapebas, ela entra em fase de descongelamento, que dura 30 dias. Então, aqui em Parauapebas, são mais de 23 mil doses de Pfizer que só podem ser utilizadas até 14 de novembro. Caso não sejam utilizadas, elas serão descartadas”, relatou a diretora.

 

O secretário de saúde, Gilberto Laranjeiras, fez questão de enfatizar o perigo que a população corre em não aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. “É necessário que a população se conscientize que somente com a segunda dose aplicada estarão com o processo de imunização completo, após algum tempo, ainda necessitarão de uma terceira dose. Não se pode desleixar com uma situação tão séria, é preciso conscientização, a vida não é um parque de diversão”, alertou o gestor.

Diante disso, a Semsa intensificou uma campanha de vacinação contra a Covid-19 em busca dos atrasados e de outros públicos.

  • 25 a 29 de outubro, nas UBS Liberdade I, Minérios, Nova Carajás e VS-10
  • 1ª dose geral para população acima dos 12 anos
  • 2ª dose para todos aqueles que estão atrasados com a segunda dose e para quem está agendado para tomar até dia 31/10 (disponível Astrazeneca, Pfizer e Coronavac)
  • 3ª dose (dose de reforço) para todos os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos que tomaram segunda dose há 06 meses e imunossuprimidos (28 dias após a segunda dose).

 

 

 

Comentários