Desde o dia 1º de junho, assumiu o subcomando do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, o subcomandante Joselito Teixeira. O Portal Papo Carajás esteve conversando com o oficial, que falou da sua missão em Parauapebas, bem como explanou sobre ações a serem desenvolvidas no veraneio do sudeste do Estado.

Acumulativamente, Joselito também assume a chefia do setor de vistoria do Corpo de Bombeiros, que é a sessão de atividades técnicas de Parauapebas, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

 

A função de subcomando no Corpo de Bombeiros é também de manter a disciplina do quartel, a harmonia entre a tropa, e funcionalidade de todos os setores. “Estaremos temporariamente, pois o Corpo de Bombeiros está num processo de reestruturação, talvez outro oficial assuma no futuro, mas enquanto estiver ao nosso comando, faremos de tudo para melhor atender a sociedade que precisa dos nossos serviços, entrando aí, a parte do resgate, incêndios e acidentes automobilísticos. Será realizada campanha neste mês de férias escolares, nos atendimentos a balneários da região, o que ocorre em todo o Pará e é coordenada pelo comandante operacional coronel Pinheiro.

BALNEÁRIOS PARTICULARES, PÚBLICOS E PISCINAS

Joselito Teixeira falou sobre uma instrução técnica chamada Guardião de Piscina, onde os balneários particulares, ou piscinas de condomínios, dependendo das dimensões destes parques aquáticos, vão sofrer fiscalização do Corpo de Bombeiros no sentido de ter uma equipe treinada para atender as emergências de acidentes em meio líquido, o afogamento. “Essas empresas que exploram comercialmente uma atividade aquática em local privado deverão ter uma equipe treinada de guardião de piscina, este guardião tem que passar por uma qualificação ministrada por uma empresa credenciada pelo Corpo de Bombeiros, nós não treinamos os guardiões de piscina, fiscalizamos as empresas que treinam. Aconselho os empresários na área de atividade aquática que procurem uma empresa credenciada para ministrar o curso de guardião de piscina, para que fiquem respaldados e tenham uma segurança jurídica em caso de acidente de afogamento, para que não respondam pela negligência”, explicou o subcomandante.

 

Sobre prestação de serviços dos bombeiros a balneários ou parques aquáticos provados, Joselito também explicou. “Nós do Corpo de Bombeiros não prestamos serviços para entidade privada, até prestamos o trabalho mediante ao pagamento de um fundo de investimento de segurança pública. Mas o nosso objetivo é prestar o atendimento em balneários públicos, onde não tem o controle de acesso de pessoas, como as praias de rios da nossa querida região. Neste ano, iremos atender a Praia do Cabral e o Pontão em Xinguara (PA), que é de nossa área de atuação. Caso alguma prefeitura regional solicite os serviços, iremos fazer um levantamento e comunicar o comando, aí sim um profissional será disponibilizado”.

Perguntado pelo Papo Carajás sobre algum mapa dos banhos do município a ser feito pelo Corpo de Bombeiros e assim facilitar a fiscalização, o subcomandante respondeu que a legislação de segurança contra incêndio e emergência no Estado do Pará, decreto 2230, diz que é de responsabilidade do empresário procurar o Corpo de Bombeiros, se algo acontecer nestes locais, a responsabilidade é do empresário explorador de qualquer atividade econômica.

 

Os bombeiros em Parauapebas farão um cronograma de fiscalização em vários tipos de ambientes que acumulam pessoas na cidade. “Os bombeiros têm poder de polícia para fiscalização. Deixamos bem claro que o objetivo do Corpo de Bombeiros não é atrapalhar nenhuma atividade econômica, pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto com os empresários para que eles possam estar regularizados perante o Estado e que seus ambientes sejam seguros para atender a população. Deixamos uma dica para que todo e qualquer local que reúne público, que procure estar regularizado. Iremos fiscalizar, bares, boates, casas de show, locais de parque de exposições, rodeios e outros. Empresários, deem um passo na frente, garantam seu ambiente seguro. Qualquer estabelecimento comercial tem que estar regulamentado pelos bombeiros. Uma dica a população, no site dos bombeiros qualquer popular pode acessar e saber se o local está regularizado, evitem ir em locais que não estão regularizados, para que não possamos sofrer com tragédias, que já ocorrem no Brasil e mundo”, ressaltou Joselito.

QUEIMADAS 

“Em relação as queimadas, que chamamos incêndios florestais ou fogo no mato, já existe uma Lei de crime ambiental, pois são queimadas provocadas pelo homem, algumas das vezes para limpar o pasto, outras de forma criminosa. Então, de fato, vamos estabelecer uma parceria junto a Prefeitura Municipal, através da Defesa Civil do município, onde iremos treinar uma equipe de brigadistas que vão auxiliar o Corpo de Bombeiros nessa atividade. Essa parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros, tem gestões separadas, a parte dos brigadistas fica com a Defesa Civil, e os Militares com o Corpo de Bombeiros. Vai acontecer um trabalho conjunto, onde vamos atuar na mesma área numa situação, como exemplo, um incêndio florestal de grande proporções, sempre cabe ao Corpo de Bombeiros fazer a coordenação dessas emergências. Outras entidades podem contribuir, e devem, a comunidade também pode ajudar, mas principalmente, evitando os incêndios”, enfatizou o subcomando.

A campanha contra as queimadas vai começar em junho. As viaturas e os equipamentos estão sendo checados para que tudo transcorra normalmente.

A população pode denunciar qualquer incêndio criminoso por meio do número 193. Geralmente o Centro de Controlo Operacional (CCO) direciona as emergências, no que se refere aos incêndios, para os bombeiros.

 

 

 

Comentários