A primeira pesquisa do instituto Data Populi após o início da campanha eleitoral com as intenções de votos para prefeito de Parauapebas, divulgada nesta manhã de segunda (26), aponta que, caso a eleição fosse hoje, Darci Lermen seria reeleito com relativa facilidade.

O atual prefeito venceria com 52% do total de votos válidos – votos válidos são aqueles que excluem brancos, nulos e indecisos – e terminaria com uma confortável vantagem de mais de 32% sobre o segundo colocado.

O ex-prefeito Valmir da Integral aparece em segundo lugar com 19,9% das intenções de votos, o candidato Júlio César vem logo atrás com 17% e é o terceiro colocado. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

Na sequência, aparecem Marcelo Catalão (5,3%), Hipólito (3,1%) e Dr. Rubens (1,7%). Apesar da vantagem numérica do candidato Marcelo Catalão, pode-se afirmar que os três estão tecnicamente empatados na margem de erro.

Falcão, Gilberto Sá e Léo da Cervebrás foram citados e juntos representam 1% dos eleitores entrevistados.

Votos totais

Nos votos totais, ou seja, levando-se em conta os brancos, nulos e indecisos, Darci Lermen também apresenta boa vantagem sobre o segundo colocado. O atual prefeito teria 41,4% dos votos, contra 15,8% de Valmir da Integral e 13,6% de Júlio César.

Em seguida, surgem Marcelo Catalão (4,2%), Hipólito (2,5%) e Dr. Rubens (1,3%).

Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras somados representam menos de 1% dos entrevistados.

A intenção para votos brancos e nulos (pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos nomes listados) foi de 11,5%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somaram 8,9%

65,9% dos eleitores acham que Darci Lermen será reeleito

O Instituto também quis saber qual a percepção dos entrevistados sobre quem tem mais possibilidade de ser eleito prefeito neste ano em Parauapebas. Aos eleitores foi feita a seguinte pergunta: “independentemente de seu voto, quem você acha que será eleito prefeito de Parauapebas? ”.

65,9% dos entrevistados responderam que o candidato Darci Lermen será reeleito, ou seja, mesmo eleitores de outros candidatos acreditam na reeleição do atual prefeito.

Outros 9,6% pensam que Valmir da Integral será eleito, enquanto 4,9% disseram que o próximo prefeito será Júlio César. Apenas 0,6% acreditam que o candidato Marcelo Catalão será eleito e 0,3% citaram o nome de Hipólito.

Outros nomes foram citados e juntos representam 0,5% dos entrevistados. 18,3% dos eleitores consultados não souberam ou não quiseram responder.

Possibilidade de mudança de voto

O eleitor também foi questionado sobre a possibilidade de mudar de opinião sobre seu voto até o dia da eleição. Para os entrevistados que já tinham candidato, o Instituto perguntou se suas decisões de votos eram definitivas ou se ainda poderiam mudar de candidato até o dia da votação.

69% já garantem que não mudarão seu voto e responderam que a decisão de em quem irão votar é definitiva.

Por outro lado, 29,8% dos entrevistados disseram que ainda estão avaliando e podem mudar de candidato até o dia da votação. Outros 1,2% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Rejeição

O Data Populi também mediu a rejeição aos candidatos a prefeito, perguntando aos entrevistados “em quem eles não votariam de jeito nenhum”. Nesse quesito Valmir da Integral é o líder e tem 32,8% de rejeição dos eleitores de Parauapebas, Darci é o segundo com 28,8%.

A seguir, aparecem Marcelo Catalão (20,8%), Falcão (7,1%), Léo da Cervebras (7%), Gilberto Sa (6,4%), Hipólito (6,4%), Júlio César (6,2%). Dr. Rubens Moraes é o menos rejeitado entre os candidatos e aparece com 6%.

Como era possível escolher mais de uma opção, a soma dos percentuais ultrapassa os 100%.

Sobre pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Entrevistados: 1.061 eleitores em 34 bairros do município;
  • Período das entrevistas: de 21 a 23 de outubro;
  • Nível de confiança: 95%;
  • Registro no TRE: PA-04803/2020.

Comentários