Ao longo do ano o prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, apoiado pela Câmara de Vereadores, participou de reuniões e encontros entre a Vale e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) para tratar da liberação da licença de ampliação do Projeto Serra Leste, muito almejado pela população curionopolense por gerar novos postos de trabalho, são estimados 1.500 novos empregos.

A última reunião do ano para tratar do assunto se realizou nesta quinta-feira (27), em Belém, a pedido do prefeito. Participaram do encontro os vereadores de Curionópolis Paulo Higino, Francisco Aderbal, Ítalo Duarte, o titular da Semas, Thalles Belo, o secretário de integração regional do estado, Jorge Bitencort, e os representantes da Vale Lúcio Cavalli, diretor de planejamento, João, gerente de projetos e Heitor, da área de relações institucionais.

“Pedimos esta reunião para buscar um entendimento entre as partes, a Vale, responsável pelo projeto, e a Semas. Foi discutido que os relatórios ambientais apresentados pela Vale estão sendo analisados pelos técnicos da Semas e a secretaria se prontificou em, assim que concluir a verificação do procedimento apresentado, fazer os apontamentos devidos”, explicou Adonei.

Ampliação do Serra Leste

A ampliação do Projeto Serra Leste prevê a extração e o beneficiamento de 107 milhões de toneladas de minério de ferro, totalizando um tempo de vida útil de aproximadamente 11 anos. O empreendimento vai ampliar a receita da Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM) para Curionópolis.

Para a implantação estão previstas uma série de ampliações das estruturas existentes e a abertura de novas estruturas – novas cavas para extração de minério, novas pilhas de disposição de estéril e nova usina de beneficiamento, bem como adequação e ampliação das estruturas de apoio existentes.

“Também estamos dialogando com a empresa para que uma das condicionantes do município para a ampliação do Serra Leste seja a construção de 35 quilômetros de asfalto da estrada de Serra Pelada”, compartilhou o chefe do Executivo.

Comentários