Parauapebas receberá nos dias 01 e 02 de dezembro o I Encontro Regional de Saúde na Atenção Domiciliar (SAD / Melhor em Casa). Com a temática “Os Desafios e Conquistas da Atenção domiciliar na região amazônica” será realizado no Auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas, de 08h às 18h.

O evento é voltado às equipes multiprofissionais de enfermagem e profissionais da saúde no geral, em especial aqueles que atuam com a assistência domiciliar. Parauapebas irá sediar esse evento que está aberto a todos os profissionais da região norte. Para se inscrever gratuitamente, acesse o link: http://bityli.com/encontrodasaude-regionaldecarajas o período de inscrição é de 16 à 30 de novembro.

Entre os destaques está a Coordenadora geral de atenção domiciliar do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde Dra. Mariana Borges Dias, que abordará a participação da atenção domiciliar na rede de serviços públicos. Assim como o Coordenador estadual, Guilherme Moura, Erivelton Carvalho Representante do SAD – Contagem/MG e a Enf. Mara Blanck, Doutora em Saúde Pública.

O Encontro Regional de Saúde na Atenção Domiciliar se propõe a contribuir com essas discussões, ampliando o debate, trazendo novas visões e encaminhamentos de consensos entre os personagens que atuam no segmento. Ao término do evento os participantes receberão o certificado, com a carga horária de 20h.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) faz parte do programa Melhor em Casa, implantado para proporcionar aos pacientes todos os serviços oferecidos no hospital, com a vantagem do conforto de estar em casa. Conta com atendimento 24 horas e é feito por duas equipes, que inclusive trabalham aos finais de semana.

O serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções. É caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação com garantia da continuidade do cuidado e integrada à rede de atenção à saúde.

Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas do SAD, como as que fazem parte do programa.

Em Parauapebas, 26 profissionais da saúde participam diretamente para melhor atender os 86 pacientes atualmente beneficiados pelo programa, com visitas diárias, dependendo da necessidade de cada enfermidade. As equipes chegam a realizar 4,9 mil procedimentos por mês.

Comentários