Hospital regional em Paragominas é habilitado para cirurgias oncológicas

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) em Paragominas foi habilitado para realizar cirurgias oncológicas. O hospital garante aos usuários de 23 municípios paraenses, procedimentos cirúrgicos para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago. Para obter o atendimento, os pacientes devem ser referenciados por meio dos hospitais municipais e passar por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para o HRPL.

Com o objetivo de descentralizar e expandir o mais novo serviço, agora, os usuários com necessidade de procedimento oncológico, não precisarão ser deslocados para outros municípios. “Esses pacientes não precisam mais ser encaminhados para Belém onde a demanda é enorme. Aqui, fez a biópsia, constatou que é uma lesão neoplásica e que necessita de intervenção cirúrgica, esse paciente já é encaminhado para cirurgia”, ressaltou o diretor técnico do HRPL, Dr. João Lucídio Paes.

O médico explica ainda que nem toda neoplasia requer intervenção cirúrgica e que o procedimento depende do estágio e do local que o tumor se encontra. “Os casos que não se encaixam no perfil cirúrgico e que demandam de outras estratégias de tratamento, como quimioterapia e radioterapia, são encaminhados para Belém”, esclarece.

A princípio, a meta do HRPL é realizar 20 cirurgias oncológicas por mês, mas há uma expectativa de que o hospital atenda uma demanda bem maior. Segundo o cirurgião oncológico, Dr. Breno Albuquerque, o hospital tem a uma perspectiva de crescimento bem maior. “É um primeiro passo, e um passo importantíssimo para aumentar o nível da complexidade das cirurgias do nordeste do Pará”, enfatiza. O especialista destaca ainda que a finalidade é que todos os pacientes da região, diagnosticados com câncer, passem por cirurgia no HRPL. “Porém, é muito importante que estes pacientes cheguem até nós com condições cirúrgicas e, isso, depende muito do órgão afetado e do estágio da doença”, acrescenta.

O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

 

 

Fonte – ORM

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password