Hélder lidera com 58% dos votos válidos contra 42% de Marcio Miranda

A primeira pesquisa ibope sobre o segundo turno no Pará, divulgada na noite de ontem (18), aponta que o candidato Helder Barbalho (MDB) lidera a disputa pelo governo do Estado com 58% dos votos válidos. O candidato do Democratas (DEM), Márcio Miranda, aparece com 42%. Os votos válidos desconsideram brancos, nulos e indecisos. Considerando os votos totais, Helder tem 53% das intenções de votos e Márcio Miranda, 39%. Os votos brancos e nulos respondem por 6% das respostas e 3% disse que não sabe ou não respondeu.

A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos e o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa encomendada pela TV Liberal foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, e ouviu mais de 812 eleitores no Pará. Ela foi registrada junto ao TRE-PA com o número PA-09126/2018 e no TSE/BR com 05369/2018.

Rejeição – A pesquisa também mediu o nível de rejeição de cada candidato. Nesse item, 29% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato Helder Barbalho. Já Marcio Miranda é rejeitado por 25%. Uma parcela de 1% não sabe ou preferiu não opinar. O Ibope também avaliou o potencial de voto de cada candidato. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Pará que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”.

Uma margem de 39% de entrevistados responderam que “vão votar com certeza no candidato do MDB para governador”. Outros 20% disseram “poderia votar nele” e 10% declarou que “não o conhece o suficiente para opinar”. Em relação a Márcio Miranda, as respectivas respostas foram 28%, 19% e 27%.

 

 

Por: Redação Integrada ORM, com informações de Thiago Vilarins

 

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password