Diversos candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil, realizado no ano de 2016, e que concluíram o curso de formação em dezembro de 2017, denunciam a imprensa a demora na nomeação para os cargos. No total, 474 policiais civis participaram da formatura e já poderiam fazer parte da corporação, reforçando a segurança pública do Estado do Pará.

“Estamos todos prontos para trabalhar. Nos formamos no começo de dezembro e já nos deram vários prazos para a nomeação, mas até agora nada”, afirma um dos aprovados no certame, que prefere não se identificar.

“Tem muitos candidatos desempregados, pois largaram o emprego para prestar o curso de formação e não estão recebendo auxílio algum do estado”, continua o aprovado.

De acordo com o portal da Secretaria de Estado de Administração do Pará (Sead-PA), os 474 policiais civis foram aprovados no curso de formação que durou quatro meses, com aulas teóricas e práticas. Entre eles, há 289 investigadores, 166 escrivães e 19 papiloscopistas.

De acordo com documento de tramitação do processo, a autorização para nomeação está desde o último dia 16 de fevereiro para análise e manifestação da Procuradoria Geral do Estado. “Desde dezembro, [o Governo do Estado do Pará] já descumpriu mais de cinco previsões de nomeações. Estamos desamparados”, relata outro aprovado no curso de formação.

“Vários candidatos largaram empregos. Quem era advogado, cancelou o título na OAB. Muitas pessoas de outras cidades já estão em Belém e nada de nomearem”, alega um terceiro aprovado que aguarda a nomeação.

Comentários