Gesmar Costa propõe estudo de viabilidade para criação de novos municípios

O deputado estadual Gesmar Costa usou a tribuna nesta quarta-feira (25) para relembrar o plebiscito ocorrido no dia 24 de abril de 1988 em Parauapebas, que determinou a criação do município. Além de Parauapebas, naquele ano outros 18 municípios se tornaram independentes.

O deputado enfatizou que é membro da comissão que estuda a criação de novos municípios e a viabilidade econômica de alguns distritos que desejam conquistar a emancipação político-administrativo. “Chega um ponto que o município cresce e guardadas as devidas proporções é como nós tratamos os nossos filhos; eles nascem, crescem, se emancipam e vão para vida. Do mesmo jeito são esses municípios, por isso temos muito o que comemorar nas regiões Sul e Sudeste do Pará”. Na sua fala, o deputado lembrou da trajetória de desenvolvimento vivenciadas pelos novos municípios, ressaltando que todos eles, por menor que sejam, não estão arrependidos de se tornarem livres.

O parlamentar aproveitou a fala para pedir ajuda aos colegas deputados na criação de novos municípios, “infelizmente não depende da nossa governabilidade, não depende só de nós; depende muito mais do Congresso Nacional, mas, podemos fazer os estudos de verificação de viabilidade econômica desses distritos desejosos de emancipação”, disse, enfatizando que pretendia no decorrer do ano entrar com pedido de emancipação de pelo menos oito municípios.

Gesmar aproveitou o momento para falar da situação política do seu partido, o PSD e suas convicções, “o meio partido ainda não se definiu sobre isso, mas, pessoalmente eu tenho uma posição firmada. Não acredito em ambiguidade, em pessoas que pulam de galho em galho, que passam vários anos defendendo uma situação e na última hora abandona o barco. Para mim, quem abandona o barco é rato. Vamos argumentar dentro do nosso partido para que o partido possa marchar unido para manter o Pará no rumo certo”, finalizou.

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password