“Nossas ações são transparentes, quanto aos casos suspeitos de sarampo que estão surgindo em nosso município, estamos fazendo o bloqueio vacinal – ação essa que se dá em domicílio, nos familiares, dos casos suspeitos e vizinhança do endereço, nos contatos das últimas 72hs. Desde que não apresentem comprovação vacinal, é realizado a vacina contra o sarampo nesses contatos. A equipe está de prontidão para ir nos endereços de todos casos suspeitos do município e até o momento todos os bloqueios foram realizados com sucesso”, afirma o Secretário de Saúde Gilberto Laranjeiras.

Vale enfatizar a sensibilidade e preparo dos profissionais quanto a suspeição para o diagnóstico, pois os mesmos passaram por capacitação pelo infectologista Dr Tiago Soares, uma vez que a doença havia sido erradicada do país em 2016. Lembrando que o diagnóstico necessita de confirmação laboratorial, através do Laboratório Central -LACEN do estado do Pará. Contudo, e até o momento nenhum caso foi confirmado, pois todos os municípios do Estado dependem do LACEN – do qual o município tem uma ótima relação. A conduta dos profissionais da SEMSA é a profilaxia para não propagação do e vírus e o reforço das orientações.

“Nosso município tem fácil acesso via área, ferroviária e terrestre. Todos os dias recebemos pessoas de várias localidades, mas não medimos esforços no trabalho como vigilantes da saúde do nosso município, assim evitando maiores transtornos” – relata Laranjeiras.

A intensificação nacional da vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 05 a 19 anos continua até o dia 13 de março, reforçamos o alerta para a população quanto a importância a manutenção do calendário nacional vacinal para toda população.

Comentários