Com o objetivo de diminuir a demanda no Sistema de Saúde (SIRREGIII) para atendimentos de exames de ultrassom de mama, transvaginal e testes de PCCU, a Prefeitura Municipal de Parauapebas realizou nesse domingo (08), na Policlínica, mais uma ação do “Sou + Saúde“.

A escolha dos pacientes foi feita através de levantamento realizado pela equipe de regulação, priorizando as pessoas que aguardavam há mais tempo. No total, foram realizados 310 atendimentos para ultrassom, e também foram disponibilizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

“O ultrassom de mama é útil para analisar algumas alterações mamárias, como as que podem ser sentidas, mas não visualizadas na mamografia. O ultrassom pode ser usado para observar alterações que foram vistas na mamografia e distinguir a diferença entre os cistos com líquido e massa sólida. O ultrassom transvaginal é um dos exames mais solicitados para as mulheres, ele é realizado para a avaliação das estruturas reprodutivas femininas, com o objetivo de detectar a presença de diversos problemas de saúde, tais como tumores, pólipos ou miomas uterinos, infecções e sangramentos vaginais anormais, cistos ovarianos e anormalidades menstruais”, informa o Diretor da Média e Alta Complexidade da Policlínica, Ronaldo Ribeiro.

Prefeito ao lado do secretário Laranjeiras e corpo técnico da ação

Uma das paciente foi Greicilente de Castro Lopes, que parabenizou a prefeitura pela ação. “Estou há um tempo aguardando para fazer meu ultrassom. Eu entendo que esta demora ocorre justamente pela grande procura dos serviços de saúde pública. Hoje estou aqui e surpresa em ver que até no domingo a equipe trabalha. Estou muito feliz pelo atendimento, estão todos de parabéns por esta ação.”

Nhirly Samara, da diretoria de Regulação, Controle e Avaliação (Dirca), falou sobre o público alvo desta ação. “Estas mulheres tiveram a oportunidade de sair da fila de espera para atendimentos de ultrassom. Estamos buscando iniciar o ano de 2020, com o menor número possível de pacientes em espera.”

Outras ações da Saúde

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, fala sobre as ações realizadas pela SEMSA. “Constantemente estamos realizando ações para zerar as demandas reprimidas da saúde. Recentemente realizamos uma ação aqui na Policlínica e no Bairro Vila Rica, para diminuir a fila de espera para pacientes que necessitavam de cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio). Além de agilizar a fila, captamos mais pacientes. Grande parte deste público já realizou suas cirurgias. Não importa o horário ou o dia da semana, a saúde requer atenção 24h, e este é um dos compromissos deste governo”, reforça.

O Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, acompanhou a ação de domingo e anunciou que a partir e agora a coleta dos exames será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Nosso governo tem o compromisso com as reais necessidades da população de Parauapebas, e desde a última semana, estamos realizando a coleta dos exames em todas as UBS. Esta era uma demanda que lutamos muito para conseguir. Agora o usuário não precisa mais se deslocar do seu bairro para fazer exame de coleta no HGP, ele terá a facilidade de realizar próximo a sua residência”, afirma.

Prefeito Darci acompanhou tudo

 

 

 

 

Texto Luciana Queiroz/Fotos: Felipe Borges/Assessoria de Comunicação – Ascom
Prefeitura de Parauapebas

Comments

comments