A operação Olho de Hórus, deflagrada nesta quinta-feira (21) pela Polícia Federa com apoio da Polícia Civil, no município de Altamira e na localidade Castelo dos Sonhos, cumpriu sete mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça federal. De acordo com a Polícia Federal, a operação Olho de Hórus tem como objetivo combater o desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações do Fundo Municipal de Educação.

A operação é um dos desdobramentos da apreensão de mercadorias da merenda escolar destinadas à Secretaria Municipal de Educação, que estavam estocadas na residência de um vereador de Altamira. Outro mandado da justiça federal cumprido pela operação determinou afastamento do cargo da secretária de Educação, Márcia Danielle Rodrigues.

Os agentes fizeram buscas na casa do vereador Roni Heck, que foi secretário de educação entre 2018 e 2019. Ele deixou o cargo em novembro do ano passado, quando retornou à Câmara Municipal. Ele também foi afastado do cargo por decisão judicial. A secretária de Educação é mulher de Roni Heck.

No local, foram apreendidas uma arma e munições, sem registro. Segundo a Polícia Federal, a situação do armamento será verificada e caso seja comprovada a irregularidade, será feito o flagrante. No dia 15 de abril, Roni foi ouvido pela Polícia Civil. “Isso porque no mês passado os policiais apreenderam um caminhão carregado de materiais de construção. A denúncia anônima informava que o material havia sido adquirido através de recursos da Secretaria Municipal de Educação de Altamira e estava sendo descarregado na casa do vereador. A época Roni rebateu a acusação”, de acordo com informações do site Confirma Notícia.

A operação teve apoio ainda da Polícia Federal em Sinop (MT) e contou com 30 agentes. A operação Olho de Hórus é uma referência ao “olho que tudo vê”, representando vigilância e proteção, mesmo nesta época de pandemia do coronavírus.

Segundo o Portal da Transparência do governo federal, em 2019 cerca de R$ 166 milhões foram transferidos ao município de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Já 2020, os recursos transferidos somam, até a data de hoje, R$ 45.2 milhões.

 

 

 

 

 

Fonte – (Do Ver-o-Fato, com informações da PF e do site Confirma Notícia)

Comments

comments