O município de Curionópolis conseguiu cumprir com a meta estabelecida de imunização na campanha contra Poliomielite e Sarampo. O levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (04) e apontou que foram realizadas 1.389 vacinações contra sarampo e 1.397 doses contra poliomielite desde o início da campanha até seu encerramento dia 31 de agosto.

A cobertura vacinal foi de 100% do público-alvo estabelecido e as crianças de 1 ano e menores que 5 anos de idade que foram vacinadas em todo município e incluindo a zona rural. Curionópolis foi o primeiro município do 11° Centro Regional da Saúde a cumprir a meta.

A Secretaria buscou ativamente garantir que o público-alvo fosse vacinado, isso incluiu flexibilizar os horários de funcionamento dos postos de saúde, mobilizar a comunidade e buscar por crianças em residências nas comunidades rurais.

No Pará, mais de 140 municípios ainda não conseguiram atingir a meta. O Ministério da Saúde determinou que a campanha fosse prorrogada até 14 de setembro para os Estados que não alcançaram 95% de cobertura.

É preciso vacinar!

Este ano no Brasil, foram confirmados 1.553 casos de sarampo até dia 28 de agosto e outros 6.975 casos estão sendo investigados. Os estados do Amazonas e Roraima registraram um surto da doença. E recentemente no estado do Pará, houve confirmação de um caso de óbito por causa da doença.

O Ministério da Saúde salienta a importância da imunização por causa da volta da circulação da doença no Brasil e a ameaça da poliomielite. Dessa forma, a Secretaria de Saúde reforça e orienta a comunidade a procurarem se precaver com a imunização.

A campanha teve por objetivo assegurar a imunidade da população do município e contribuir para a manutenção da erradicação da doença no Brasil.

A campanha foi encerrada em Curionópolis desde o dia 31 de agosto. Por fazerem parte da rotina, as vacinas continuarão disponíveis de forma gratuita para a população sob indicação nas unidades de atendimento básico de saúde.

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curionópolis

Comentários