A quinta-feira, 3, começou movimentada para milhares de estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas, em razão do início das aulas presenciais. A recepção dos alunos foi calorosa e contou com o cuidado e criatividade dos educadores, que procuraram oferecer acolhimento com o máximo de segurança e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

Inicialmente, e conforme deliberado pela Comissão Intersetorial de Biossegurança, todos os estudantes terão acesso à escola de forma presencial, contudo em forma de escalonamento, que contará com 50% dos alunos em sala por vez. Todas as unidades educacionais organizaram seus cronogramas de revezamento e informaram pais e estudantes sobre o funcionamento.

Nesta primeira semana, foram contemplados estudantes da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), já na próxima segunda-feira, 7, ocorrerá o retorno para todos os pequenos das creches. Enquanto que os estudantes matriculados nas escolas de Tempo Integral devem voltar as atividades na segunda quinzena de fevereiro.

Para a comunidade escolar o momento representa muito mais que estar presente no ambiente educativo novamente, representa reencontro, expectativa e o início de um novo normal. As alunas Jamile Pompeu e Radija Vitória são alunas da escola Novo Horizonte. Para ambas, o retorno à sala de aula foi uma alegria. Jamile afirma que “nas aulas presenciais se aprende com mais facilidade” Já para Radija, “além de entender as matérias melhor, estar com os amigos em sala deixa a hora de aprender ainda mais divertida”.

Os professores também comemoraram o reencontro. “Nossa expectativa para esse retorno é que seja muito bom para todos. Nós, professores, estamos bastante entusiasmados, felizes e comprometidos em fazer o melhor para os alunos, seguindo sempre os protocolos de segurança, como o uso das máscaras e a higienização correta das mãos, que são de extrema importância”, disse a professora Ana Lúcia Oliveira.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, visitou logo cedo algumas unidades educacionais para acompanhar o retorno das atividades. “Hoje, no primeiro dia, nós já tivemos um público considerado e a tendência é que na próxima semana já tenhamos os 50% em sala de aula”, afirmou o gestor, que aproveitou a ocasião para reforçar que “as escolas estão preparadas para este retorno, inclusive estão seguindo todos os protocolos de segurança”.

 

 

 

 

Texto: Messania Cardoso/Fotos: Elienai Araújo

 

 

 

 

 

Comentários