Um acontecimento muito inusitado em Parauapebas. Em algumas partes do bairro Amazônia, Cidade Jardim e W Torres, choveu granizo na chuva formada pela tarde desta terça-feira (18).

Moradores do bairro mandaram as fotos ao Portal Papo Carajás e ficaram impressionados com a situação. Robson Santos afirmou ter ficado impressionado com o evento. “Como pode isso acontecer em Parauapebas? é de encabular”, falou o rapaz.

Como aconteceu a chuva de granizo?

Uma característica dessas nuvens é conter correntes de ar subindo e descendo a velocidades entre 50 e 100 quilômetros por hora. “O ar quente empurra para cima as gotinhas de água que formam a nuvem. Elas se chocam com outras partículas e vão aumentando de tamanho”, afirma a meteorologista Maria Assunção da Silva Dias, da Universidade de São Paulo (USP). Ao atingirem a altura aproximada de 5 quilômetros, onde a temperatura é abaixo de zero, essas gotas congelam e formam pequenas pedras, que tendem a cair. “Mas elas só conseguem atingir o solo se tiverem tamanho suficiente para vencer a força do ar quente que as impulsiona de volta para o alto “, diz outro meteorologista, Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, SP. Enquanto isso não acontece, elas continuam subindo e descendo dentro da nuvem, juntando-se a outras gotas de água e cristais de gelo. Quando ficam pesadas o suficiente para despencar, sai de baixo!

 

Da Redação, com informações do Site Super Interessante

Comentários