A provocação veio do Instituto Acthivist, Organização Humanitária de Luta contra a AIDS, que apresentou o projeto para construção de novo prédio para abrigar o Serviço de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE) na área anexa ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP), Bairro Cidade Nova, neste município, Parauapebas.

O ofício tendo em anexo o projeto foi entregue nos respectivos gabinetes de cada vereador, na Câmara Municipal de Parauapebas; assim todos eles (Antônio Horácio Martins Filho (PSD); Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB); Eliene Soares Sousa da Silva (MDB); Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM); Ivanaldo Braz Silva Simplício (sem partido); João Assi (PV); Joel Pedro Alves (DEM); Joelma de Moura Leite (PSD); José das Dores Couto (MDB); José Francisco Amaral Pavão (MDB); José Marcelo Alves Filgueira (PSC); Kelen Adriana Costa Coelho Mesquita (PTB); Luiz Alberto Moreira Castilho (PROS); e Maridé Gomes da Silva (PSC); sob a iniciativa do vereador Zacarias de Assunção Vieira Marques (sem partido), apresentaram a Indicação 284 que foi apresentada na sessão ocorrida na manhã desta terça-feira (27), contando com a presença do Instituto Acthivist, representado pelo seu presidente Joddal Simon e os ativistas Lorrany Ximendes e Tito Ferreira.

A proposição foi apresentada pelos mesmos vereadores e agora aguarda a recepção no gabinete do prefeito Darci Lermen que deverá proceder o Estudo de Viabilidade para a construção da nova estrutura para o atendimento das pessoas vivendo com HIV/AIDS E Hepatites Virais.

A justificativa apresentada na Indicação foi embasada nos levantamentos apresentados pelo Instituto Acthivist; e este da conta de que a atual unidade de IST/AIDS de Parauapebas encontra-se obsoleta e sem espaço físico suficiente para a instalação essencial de todos os serviços e especialidades, necessários para a promoção integral da qualidade e expectativa de vida de quem vive com IST/HIV/AIDS. Por isso, a construção de nova e moderna estrutura vem proporcionar, em caráter integral, qualidade e expectativa de vida, tratamento e respeito às Pessoas Vivendo com IST/HIV/AIDS de Parauapebas e região; além de proporcionar uma forma de assistência de qualidade as pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais, com a finalidade de prestar assistência clínica, terapêutica, farmacêutica e psicossocial, em nível ambulatorial, fixando o paciente a uma equipe multidisciplinar que o acompanhará ao longo de sua doença.

O novo SAE desde seu formato e localização é projetado e preparado para os crescentes casos de IST/HIV/AIDS de Parauapebas, promovendo dinâmica, logística, praticidade, agilidade e resolutividade ao usuário e equipe no mesmo lugar.

A inclusão de novas especialidades e serviços dentro do novo SAE vem suprir as necessidades prioritárias do usuário para prevenção e tratamento, evitando que o mesmo fique circulando e perambulando pelo município e outras cidades por dias intermináveis atrás de consultas e exames sem muito sucesso, prejudicando seu tratamento. Promovendo no mesmo lugar adesão ao tratamento e qualidade de vida; sendo referência e contra-referência científica, educacional e social.

A área

A localização para a construção do novo SAE deve ser de fácil acesso, localização, onde passe transporte público coletivo e deve ser de esquina para entrada e saída de ambulância (Conforme detalhes do projeto que segue em ANEXO, recebido através do Oficio nº 012/2019, do INSTITUTO ACTHIVIST). Devendo ser dentro da área do Hospital Geral de Parauapebas de frente para a rua Belém esquina com a rua oito Bairro Cidade Nova, fazendo parte do complexo de estrutura dos serviços de saúde já existente e outros que virão a existir.

Situação Atual

A equipe do CTA/SAE de Parauapebas não tem serviços e programas mais eficientes, completo e mais amplo de adesão ao tratamento prejudicando assim a vida dos usuários, familiares e a sociedade.
Medidas da área: 90×51 mts – 4.950 M²

O projeto do novo SAE

Serviço de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS e HEPATITES VIRAIS é dividida em três alas: Clinica, Terapêutica e Coordenação/Administrativa. Todas as alas com banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, fraldário/lactário/papinha e vai contar com os seguintes serviços e especialidades:

ALA CLÍNICA

1. CONSULTÓRIOS MÉDICO: INFECTOLOGIA – CLINICO GERAL – NUTRICIONISTA – ENFERMAGEM – OFTALMOGIA – FONOAUDIOLOGIA – ASSITENTENCIA SOCIAL – PEDIATRIA – FARMACIA – GINECOLOGIA – ODONTOLOGIA – PSICOLOGIA – – UROLOGIA – PROCTOLOGIA – DERMATOLOGIA – CARDIOLOGIA – ELETROENCEFALOGRAMA – ULTRASSONOGRAFIA – ODONTOLOGIA – LABORATÓRIO – SALA DE VACINA – SALA DE CURATIVO – SALA DE COLETA – RAIO-X – EMFERMARIA COM 20 LEITOS E POSTO DE ENFERMAGEM – CONFORTO MULTIPROFISSIONAL

ALA TERAPÊUTICA

2. ACADEMIA – HIDROTERAPIA – HIDROGINÁSTICA – HIDROMASSAGEM – MASSOTERAPIA – BRINQUEDOTÉCNICA – FISIOTERAPIA – ARTE-TERAPIA – AUDITORIO – CENTRO DE TREINAMENTO EM IST/HIV/AIDS/ HEPATITES VIRAIS SALA OFICINA DE CULINÁRIA (AIDS ALIMENTO E NUTRIÇÃO) E ÁRE DE CONVIVENCIA
ALA COORDENAÇÃO MUNICIPAL DE IST/AIDS E HEPATITES VIRAIS/ADMINISTRAÇÃO
3. COORDENADORES MUNICIPAL – COORDENADOR DO SAE – EPIDEMIOLOGIA – EDUCADOR SOCIAL – PSICOLOGO – ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS – ADMINISTRADOR – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – FARMÁCIA – SPE SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

 

 

 

Instituto Acthivist
Organização Humanitária de Luta Contra a Aids
Carajás Parauapebas Pará Brasil

Comments

comments