Em alusão ao Dia de Combate ao Escalpelameto, a Marinha se uniu à ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam) para promover, na manhã de ontem (28), um dia de beleza para as mulheres escalpeladas, com o objetivo de aumentar sua autoestima. O evento ocorreu no Comando do 4º Distrito Naval, na Cidade Velha, em Belém, onde as participantes tiveram acesso a serviços gratuitos de maquiagem, manicure e massagem.

“É um dia voltado para a mulher. Como a Orvam é pós-acidente, nosso trabalho é focado na autoestima, no empoderamento e no combate ao preconceito”, explica a presidente da entidade, Darci Lima. “Esse tipo de acidente devasta completamente a mulher, tanto social quanto psicologicamente. Por isso, esses serviços ajudam muito a fazê-la superar o trauma e a se inserir novamente na sociedade”, afirma.

A Marinha realiza outras ações durante o ano inteiro, para aumentar a prevenção e conscientização acerca do acidente. “Todos os dias estamos no rio e ensinando as pessoas, fazendo palestras, distribuindo folderes e fazendo a cobertura dos eixos”, diz o Vice Almirante Edervaldo Teixeira, comandante do 4º Distrito Naval. Segundo ele, a principal ação para que esse acidente pare de ocorrer é a cobertura do eixo do motor, serviço que a Marinha oferece de graça.

SERVIÇO – Qualquer proprietário de embarcação que queira garantir sua segurança e a de seus passageiros pode procurar a sede da Capitania dos Portos, na rua Gaspar Viana, no bairro do Reduto, para solicitar a cobertura do eixo do motor, que será instalada pelos próprios militares, sem custos.

 

 

Fonte: (Arthur Medeiros/Diário do Pará)

Comentários