Conforme deliberação feita em Assembleia Geral entre os servidores da educação pública municipal, a paralisação ocorreu hoje (14) em escolas públicas de Parauapebas.

O ato pacífico, ocorrido na Prefeitura Municipal não impediu o funcionamento das secretarias, departamentos nem assessorias; sendo feito apenas ato público com pronunciamentos, palavras de ordem e cartazes pedindo melhorias para a educação e resposta para as principais pautas.

A manifestação, iniciada por volta das 7 horas, teve como resultado uma reunião entre a comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) e representantes do governo municipal (chefe de gabinete e secretário adjunto de educação).

De acordo com o coordenador do SINTEPP, Rosemiro Laredo, os representantes do governo presentes na reunião não detém o poder de atender as reivindicações apresentadas, abrindo uma agenda com o governo para uma reunião na próxima quarta-feira (20).

Segundo a coordenação sindical, a pauta apresentada já é de conhecimento do governo, indo desde o contexto vivido nas escolas públicas que é de calamidade extrema; não sendo raros os relatos de invasões e cenas de vandalismo, inclusive com agressões físicas a alunos e servidores, além dos ambientes insalubres que também se tornaram um problema de saúde pública, uma vez que alunos e funcionários, principalmente professores, estão adoecendo nas escolas.

Após a reunião, os coordenadores do SINTEPP contaram aos servidores que se aglomeraram em frente ao prédio da prefeitura, fazendo ali mesmo uma Assembleia para decidir o retorno ao trabalho já amanhã, sexta-feira (15). Com a concordância de todos, ficou decidido a volta ao trabalho até que ocorra a reunião prevista para o dia 20. “Vamos acreditar nesta possibilidade de conversa. Porém, no dia 21 já teremos uma assembleia para apresentar as tratativas e o decidido na reunião e assim deliberarmos a respeito do prosseguimento dos trabalhos ou da possibilidade de deflagrarmos greve”, concluiu Rosemiro Laredo.

 

 

 

Fonte: Pebinha de Açúcar

Comentários