Ataques a banco no Pará chegam a mais de 70 entre 2018 e 2019

 

O Sindicato dos Bancários contabilizou 69 ataques a banco no Pará só em 2018. Segundo a entidade, a maioria dos casos foi na modalidade chamada ‘novo cangaço’, quando assaltantes se aproveitam do pequeno efetivo policial das cidades do interior, para aterrorizar a população com tiros pelas ruas. As ações criminosas ocorreram em municípios das regiões sudeste e nordeste do Estado. Este ano já foram contabilizados pela Divisão e Repressão de Roubos a Banco da Polícia Civil nove registros de assaltos.

Últimos ataques

Na madrugada do último domingo (10), criminosos explodiram caixas eletrônicos de uma agência no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará. Eles fugiram por uma estrada em direção a cidade de Viseu. Em Breu Branco, sudeste do Pará, três homens foram presos em flagrante após uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil. Na última semana o alvo dos criminosos foi o Banpará da cidade de Bonito, nordeste do Pará. O grupo se dividiu para tentar impedir a ação da policial e atacou a tiros a delegacia e uma unidade de segurança do município.

Em 2018, a Secretaria de Segurança Pública registrou 29 ocorrências no Pará. O Sindicado dos Bancários contesta e garante que os números de assaltos a banco foi mais que o dobro. Segundo a Polícia Civil, todos os casos estão sendo apurados. Com relação aos assaltos de Rondon, São Félix do Xingu, Bonito e Cachoeira, as investigações já estão avançadas, alguns suspeitos já foram presos, veículos foram apreendidos e a Polícia continua levantando mais informações para estabelecer autoria de grupos criminosos.

 

 

Ainda segunda Polícia Civil, os assaltantes conseguem se planejar visitando os locais, buscando pontos de apoio, alugando casas para entender a rotina da cidade antes do assalto.

A Segup informou que combate ataques e roubos a bancos com ações preventivas e que tem feito deslocamento e logística das tropas de missões especiais da PM para cidades do interior, principalmente nos períodos de pagamento salarial.

 

 

 

Fonte: G1 Pará

 

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password