A Prefeitura Municipal de Curionópolis, por meio da Secretaria de Saúde intensificou na última sexta-feira, 31, a Campanha Janeiro Branco que tem como foco conscientizar sobre a saúde mental e Bem Estar Psicossocial.

Profissionais da saúde se reuniram e levaram aos pacientes que buscam atendimento na Unidade de Saúde Planalto orientações importantes e de conscientização sobre o assunto. A palestra educacional contou com a participação de psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), enfermeiros e de toda equipe da unidade que se uniram para levar conhecimento e saúde a população de Curionópolis.

A Campanha Janeiro Branco, foi implantada no Brasil em 2014, por um grupo de psicólogos, e visa falar sobre a saúde mental, objetivando alertar a sociedade para os perigos de doenças como depressão, ansiedade e estresse. O assunto ainda é um tabu na sociedade. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que quase 6% dos brasileiros têm depressão. Já a ansiedade, afeta quase 10% da população. O que coloca o Brasil no topo da lista de países com mais casos de pessoas ansiosas do mundo. Para os Especialistas, a prevenção ainda é a melhor forma de manter a mente saudável.

“É muito importante esse trabalho de prevenção e de sensibilização junto aos nossos usuários, as ações ajudam a garantir qualidade de vida à população. Durante todo o ano de 2020, a secretaria estará atuando nas ações de saúde de prevenção juntamente com as equipes da saúde da família.” Destacou Kelma Silva, Secretária de Saúde.

Curionópolis dispõe de atendimento psicológico e psiquiatra realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Este ano a Campanha teve como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, sendo realizada em todo o Brasil.

Comments

comments