8ª Festa do Cajá comemora o desenvolvimento do setor de fruticultura de Curionópolis

No último sábado (27), a Vila Curral Preto, localizada na zona rural de Curionópolis, recebeu a oitava edição da tradicional Festa do Cajá que comemora o fim de mais uma safra do fruto na região.

A cada ano Curionópolis tem se destacado no setor de produção rural de fruticultura. Em 2018, somente a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper) comprou 200 toneladas de cajá que foram comercializadas em quatro municípios paraenses, o que torna a pequena Curionópolis a maior produtora do fruto da região de Carajás. “A produção de cajá tem um grande significado para o município de Curionópolis, pois ela gera emprego para as pessoas que precisam”, disse o presidente da Cooper, Mauro Melo.

Além do cajá, a agricultura da região também produz outros frutos como cupú, acerola, maracujá e outras culturas. A Prefeitura de Curionópolis por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempro), tem apoiado e fomentado o desenvolvimento da agricultura familiar na zona rural através de investimentos em assistência técnica e disponibilização maquinário para mecanização da terra. O resultado tem sido o crescimento da produção, que gera mais emprego e renda para as famílias do campo.

 

Amostras grátis de suco de cajá foram disponibilizadas

 

“Quando se trata de apoio ao homem do campo a gestão não tem medido esforços para dar o devido apoio aos produtores”, complementou a secretária de produção rural Adriana Gomes.

O evento também recebe destaque por promover um intercâmbio entre campo e cidade e por movimentar a economia da vila. O Curral Preto recebeu durante toda a programação, centenas de pessoas de todas as idades que prestigiaram a festa.

“A festa do Cajá traz muitos benefícios para nossa comunidade além do entretenimento. Essa festa que começou bem pequena, hoje em sua oitava edição está bem evoluída. As pessoas estão participando cada vez mais, o que significa que a produção rural está sendo reconhecida pela população” disse o produtor e morador da Vila Curral Preto, João Pedro dos Santos.

A Banda Marcial do município realizou a abertura do evento com uma apresentação musical. Logo após, comitivas se apresentaram na cavalgada. Produtores e outros também participaram da palestra “Preservação do Ecossistema e cultura do cajá”, ministrada pelo palestrante Honório Vieira, engenheiro agrônomo. Também teve o concurso de berranteiro, eleição da Miss Cajá e a premiação para os maiores catadores de cajá. Durante todo o evento, houve a distribuição de suco e venda de produtos derivados do cajá.

O deputado estadual Hilton Aguiar também marcou presença no evento e garantiu apoiar cada vez mais o setor de produção rural de Curionópolis. “Juntamente com a gestão do município, assumiremos um novo compromisso com a comunidade de trazer uma câmara fria e uma despolpadeira de frutas para dar mais sustentabilidade à comunidade, gerar mais emprego e renda e trazer mais qualidade de vida para os produtores”, disse ele.

 

Deputado Hilton Aguiar elogiou a festa

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), por mais um ano, realizou a doação de várias espécies de mudas para reflorestamento.

“A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Produção Rural, tem incentivado os pequenos produtores a terem a sua renda própria. É isso que estamos buscando, oportunidades para que essa categoria possam avançar nas suas produções e fortalecer a economia da região de Curionópolis”, garantiu o prefeito Adonei Aguiar.

Prefeito Adonei Aguiar compareceu ao evento tradicional

 

A realização do evento é uma parceria entre Prefeitura de Curionópolis, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), Associação dos Moradores da Comunidade do Curral Preto (Asprul) e Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper).

 

 

 

 

 

Ascom PMC

 

Comments

comments

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password