Uma das propostas de ampliação do ensino superior público e gratuito no município é a criação da Universidade Municipal de Parauapebas.

A universidade é um projeto antigo e já foi solicitado por vereadores de legislaturas anteriores. Entretanto, o projeto ainda não saiu do papel.

Na intenção de impulsionar a criação da universidade pública de Parauapebas, os vereadores Zacarias Marques, Leandro do Chiquito, Léo Marcio, Elvis Silva, conhecido como Zé do Bode, e o presidente da Casa Legislativa, vereador Ivanaldo Braz, foram ao município de Araripina, no estado do Pernambuco, conhecer os trâmites e as despesas para a implantação de uma universidade pública.

Na ocasião, os parlamentares visitaram a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA). Na instituição foram recepcionados pela Diretora-presidente da AEDA, Possídia Carvalho, pelo prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e pelo vice-prefeito Evilásio Mateus. A AEDA foi fundada em 1975 e tem sido referência em ensino público superior. Por isso, foi a instituição escolhida para ser utilizada como modelo para a Universidade de Parauapebas.

A Universidade Municipal em Parauapebas, nos moldes em que está sendo formatada, seria financiada com recursos integrais do município. Ou seja, Parauapebas arcaria com todos os custos de implantação e manutenção da faculdade.

Conforme explicou o presidente da Câmara, vereador Ivanaldo Braz, Parauapebas tem recursos financeiros para ofertar à comunidade ensino gratuito e de qualidade.

“Muitos dos nossos jovens sonham em estudar e ter uma profissão, mas nem todos têm suporte financeiro para realizar este sonho. A Universidade Municipal de Parauapebas seria um mecanismo de oportunizar a centenas de jovens a concretização deste objetivo”, contou Ivanaldo Braz.

A Universidade Municipal seria, ainda, uma alternativa sustentável para Parauapebas, já que a universidade pública atrairia estudantes de diversas cidades, gerando mais emprego e renda no município. Despesas dos estudantes com aluguel, alimentação e transporte movimentariam a economia local, sendo uma alternativa financeira independente da mineração, que hoje é a principal fonte de renda de Parauapebas.

Na comitiva que visitou a universidade em Araripina, também estava o prefeito Darci Lermen e o secretário de Governo, Keniston Braga, juntamente com o vice-prefeito João do Verdurão.

Prefeito Darci Lermen durante visita a AEDA

A proposta dos vereadores e do atual governo é de que nos próximos quatro anos Parauapebas tenha sua própria universidade municipal e se torne um polo universitário. Evitando, assim, que muitos jovens saiam de Parauapebas para buscar ensino superior em outras regiões, levando daqui recursos que passam a circular em outros municípios. E, também, proporcionar que nossos jovens continuem perto de suas famílias e amigos enquanto se qualificam para suas carreiras profissionais. (Ascom-leg)

Comentários